novembro 17, 2009

Brasil sobe cinco posições no ranking anual de corrupção


A Transparência Internacional (TI) é uma organização não-governamental que tem como principal objetivo a luta contra a corrupção no mundo. A TI, lança anualmente um raking da corrupção nos países. Esse Indíce é feito com base em pesquisas feitas por instituições de renome que ouviram especialistas e empresários, convidados a dar sua opinião sobre o grau de corrupção de cada país, fazendo com que o índice não seja tão objetivo. Mas divulga como o conjunto da sociedade percebe particularmente, de acordo com seus princípios pessoais a corrupção em cada país.


Em 2008, o Brasil estava na 80ª posição, mas nesta terça-feira, 17 de novembro o ranking de 2009 foi divulgado e o nossa país passou para a 75ª junto com a Colômbia,Peru e Suriname, entre as 180 nações analisadas. Nas Américas, um total de 21 dos 31 países receberam pontuação inferior a 5, o que, de acordo com a Transparência Internacional, indica “sérios problemas de corrupção” na região. Mas para constatarmos isso, não era preciso nenhum ranking certo? Mas a verdade é que a população só valoriza as informações que vêm de "fora", muitas vezes esquecem até das suas próprias impressões sobre determinados assuntos.

No ranking geral de países, a Nova Zelândia aparece em primeiro lugar com 9,4 pontos, seguida pela Dinamarca, com 9,3 pontos, e por Cingapura, com 9,2 pontos.


O relátório também citou a péssima fase que os jornalistas estão enfrentando, com crescentes restrições que limitam(e muito), a liberdade de imprensa principalmente na divulgação de práticas de corrupção e suas consequências.


por: Bruno Mirra

Nenhum comentário:

Postar um comentário