novembro 18, 2009

Lula visiona a qustão ambiental


O foco da política mundial neste final de ano se volta para a Conferência das Nações Unidas para Mudanças climáticas, em Copenhague, na Dinamarca. O Brasil, como emergente de destaque, não podia ficar de fora. O presidente Lula, nesta terça-feira se reúne com quatro ministros para definir estratégias na redução das emissões de gases estufa no país. A meta estipulada é de que o Brasil reduza em quarenta por cento a emissão de CO2 até 2020.

Mas, como era de se imaginar, esse número já causa discórdia entre os queridos amigos políticos. Para alguns setores do governo, a meta estipulada pelo Ministro Carlos Minc pode atrapalhar o desenvolvimento do Brasil, fazendo com que continuemos atrás de países como China e Índia.

Ao que parece, tudo se trata de uma corrida para que em 2020 o Brasil figure entre as cinco potências da economia mundial. Desse modo, ficar atrás de países como China e Índia é um ultraje ou uma derrota para alguns. Talvez se refletirmos bem, o Brasil não está tão atrás desses países; tudo depende da maneira como se olha o cenário que estes países atuam.

A China cresce de maneira surpreendente há um bom tempo. Cansamos de ver na mídia reportagens e matérias sobre os novos milionários chineses e as mudanças no visual da capital, Pequim. Porém, não podemos nos desligar das condições que sustentam esse crescimento exagerado chinês e, entre elas, está o descaso ao meio ambiente e à proposta de desenvolvimento sustentável.

O Brasil quer emergir como uma nova potência. A bandeira pra esse objetivo têm sido algumas conquistas admiráveis, como o lugar que o país ocupa entre os produtores de energias renováveis ou menos poluentes, no caso do etanol. Se quisermos seguir os passos da China, invariavelmente vamos nos colocar numa posição de abusos e condutas exploratórias - monocultura da cana-de-açúcar e a exagerada construção de hidrelétricas - e nos tornarmos o oposto daquilo que hoje podemos representar nesta Nova ordem Política Mundial.


por: Beatriz Coutinho

Para comparar opniões:
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/05/31/lula-e-a-questao-ambiental/
http://www.portaljj.com.br/interna.asp?Int_IDSecao=1&Int_ID=95787

Nenhum comentário:

Postar um comentário